Como calcular o rendimento do toner de impressora a laser colorida

toners-impressora-laser-colorida

Os custos com impressão invariavelmente são colocados em segundo plano quando falamos das despesas de uma empresa. Como um toner tem boa durabilidade e imprime milhares de páginas, ele é considerado um item de valor baixo. Porém, você sabe calcular se o toner que está utilizando na sua impressora a laser colorida tem o rendimento adequado?

Aqui apresentamos um demonstrativo completo para você calcular a o rendimento do toner. Com ele você vai poder descobrir se o rendimento do seu toner está dentro dos padrões estabelecidos pelas fabricantes.

Rendimento do toner de impressora a laser colorida

De acordo com a porcentagem da área de cobertura que apresentamos logo acima, estas são as quantidades de páginas A4 impressas por um toner de impressora a laser colorida.

5% de cobertura = 1.000 cópias

10% de cobertura = 500 cópias

16% de cobertura = 312 cópias – o cálculo utilizado foi de (5%)x(1000)=50 depois 50/0,16=312,5 páginas

O que pode afetar a durabilidade de um toner de impressora a laser colorida

Seguindo o padrão de qualidade estabelecido pelas fabricantes, quatro fatores influenciam diretamente o rendimento de um cartucho de toner:

– Umidade

Ambientes muito úmidos podem comprometer o rendimento do cartucho. Recomenda-se utilizar desumidificadores para melhorar o aproveitamento.

– Temperatura

Temperaturas altas também podem fazer o toner imprimir menos páginas. É aconselhável manter a impressora a laser colorida em uma temperatura média de 20ºC.

– Gramatura do papel

A gramatura indica se o papel é mais grosso ou mais fino. Quanto maior a gramatura, mais tinta deverá ser utilizada na impressão.

– Área de cobertura da página

A quantidade de papel que será preenchido é o principal item para medir o rendimento de um toner. A maioria das fabricantes adota a porcentagem padrão de 5% do papel para a impressão de um documento.

Confira os exemplos das áreas de cobertura

area-de-impressao

area-de-cobertura

A tipografia é outro fator determinante para calcular o rendimento de um toner. Abaixo você pode conferir um demonstrativo com os diferentes índices de tipografia. Note que o exemplo 3.1 apresenta um texto com fonte uma fonte menor em relação ao exemplo 3.3, ocupando assim uma área maior da página.

exemplos-tipografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *