Como Escolher uma Impressora a Laser Colorida

Chegou a hora de escolher uma impressora a laser colorida e você se vê diante de dezenas de marcas e modelos no mercado. Para te orientar na compra do novo equipamento, preparamos um guia prático com os itens que você deve analisar para adquirir uma impressora que cumpra o que promete e atenda todas as suas necessidades.

Componentes

toners-impressora-laser-colorida

Na maioria das vezes levamos em conta apenas o valor da impressora para decidir a compra. Sem dúvida esse é um fator determinante, porém, é necessário avaliar o “pacote completo” do equipamento, lembrando que futuramente você precisará repor os toners. No momento da compra, compare as marcas e modelos levando em conta o valor e o a durabilidade desses componentes.

Capacidade Operacional

Em uma rápida pesquisa você vai notar algumas siglas que podem fazer toda a diferença no resultado final da impressão. Fique atento ao número de Páginas Por Minuto (PPM) e aos Pontos Por Polegada (DPI). O primeiro fator corresponde ao desempenho do equipamento, enquanto o segundo condiz com a resolução da impressão. Em ambos os casos, quanto maior o número, melhor a performance da impressora.

Outro aspecto que deve ser observado antes da compra é o ciclo mensal de impressões. Procure saber sobre a capacidade operacional do equipamento, analisando a velocidade e a quantidade de documentos que ele imprime. Assim você poderá evitar desperdícios com um tipo muito sofisticado ou ter dores de cabeça com uma impressora básica.

Conexões

impressora-compartilhada

É fundamental avaliar esse item para garantir que você não tenha surpresas indesejáveis no futuro, sobretudo se a impressora for utilizada em um ambiente com muitos computadores compartilhados. Procure saber, por exemplo, se o equipamento funciona em rede,, possui conexão Wi-Fi para facilitar a integração com todas as máquinas e se tem porta USB para o acesso rápido a arquivos.

Manutenção

manutencao-impressora

Talvez por não acreditar que a impressora jamais dará problema um dia, um dos itens que costumamos esquecer é a manutenção. Mas é muito importante dar uma atenção especial a esse aspecito, uma vez que o conserto de uma impressora a laser colorida não ser dos mais comuns. Antes de comprar, verifique se a marca que você escolheu possui assistência técnica e contatos rápidos com o suporte. Vale lembrar que é recomendável realizar uma avaliação periódica a cada 20 mil impressões.

Compatibilidade

medidas-papel

Se você imprime documentos em outros formatos além do tradicional A4, então é aconselhável pesquisar um modelo com mais cuidado. Nem todas as impressoras são compatíveis com tamanhos diferentes, e algumas podem te deixar na mão para imprimir, por exemplo, em papeis A3, B5 ou SRA3.

Fonte: Tech Tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *